Os Vereadores da Câmara Municipal de Ponta Delgada, eleitos pelo Partido Socialista, congratulam-se pela entrada dos Açores no top 25 do ranking City Brand. “Esta é uma boa notícia que, no fundo, premeia o trabalho e a capacidade das empresas, dos empresários dos Açores, em particular dos agentes económicos de Ponta Delgada, assim como – e é justo referi-lo - o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores”, referiu a propósito Vítor Fraga.
De acordo com os vereadores socialistas, da leitura da metodologia de análise utilizada para a elaboração deste ranking, é possível concluir que a maioria dos critérios são da responsabilidade ou dos agentes privados, ou de instituições na esfera do Governo dos Açores, sendo que também é importante referir que a classificação da página da internet da Câmara de Ponta Delgada e a sua presença nas redes sociais também contribuiu”, explicou Vítor Fraga.
Para o vereador socialista, “os dados demonstram que se a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o seu Presidente fossem mais pró-ativos, se exercessem uma liderança efetiva, congregando vontades e implementando uma verdadeira estratégia com vista ao desenvolvimento sustentado e sustentável, envolvendo neste esforço, entidades privadas e os cidadãos, o resultado poderia ser muito melhor.”
O City Brand Ranking da Bloom Consulting resulta da análise de três variáveis compostas. A primeira congrega o conjunto de três dados: económico (onde são analisados fatores como o crescimento empresarial, o rácio de empresas por habitante e a criação de novas empresas); turístico (dormidas, taxas de ocupação hoteleira); e social (população, taxa de desemprego, poder de compra, entre outros).
A segunda variável diz respeito ao “Digital Demand”, onde são analisadas um conjunto de palavras-chave relacionadas com determinadas buscas online como, por exemplo, Alojamento, Museus, Restaurantes, Natureza, Surf, Eventos, Pontos de Interesse.
Por fim, a terceira variável relativa ao “Desempenho on-line”. Esta será eventualmente aquela onde existem mais fatores, diretamente controlados pelas autarquias, ao nível de visualizações, tempo médio de permanência e visita a subpáginas. Aqui surge igualmente como critério a presença das autarquias nas redes sociais, facebook, twitter, instagram, entre outros, onde são contabilizados likes, número de posts e seguidores.